domingo, 20 de fevereiro de 2011

Os 200 anos de Charles Robert Darwin

CHARLES ROBERT DARWIN não foi o primeiro evolucionista como muitos pensam, nem o primeiro Darwin evolucionista. Seu avô ERASMUS DARWIN, médico e filósofo, em 1795 publicará uma obra com ideias evolucionistas precursoras de Lamarck.
Charles Darwin nasceu em 1809 e desde cedo se interessou por história natural. Cursou teologia e medicina, em concluir, preferiu botânica, zoologia e geologia. Recebeu várias influências, entre elas do botânico John Stevens Henslow e do geólogo Adam Sedgwick.
Naquela época a Geologia já estava em pleno desenvolvimento, com as obras como a de Charles Lyell que apesar de acreditar na imutabilidade das espécies, já propunha uma Terra em graduais e lentas mudanças mais antiga do que o mundo de mais de 6000 anos, baseado na simples contagem de personagens bíblicos, que ficava cada vez mais insustentável.
Em 1831, Darwin partiu a bordo do Beagle, ao lado de outros cientista Richard Francis Burton, na condição de naturalista, para uma viagem de 5 anos que tinha como missão o reconhecimento de diversas partes do mundo, incluindo as famosas ilhas Galápagos, o Brasil, Cabo Verde e Oceania. Coletando inúmeras informações e examinando vastas condições ambientais e espécies diferenciadas, Darwin logo percebeu que a Estabilidade das Espécies, o paradigma predominante da época, não explicava um série de fatos por ele verificado.  Após contato com as ideias de Lamarck e de Thomas Malthus, sobre a dinâmica de crescimento populacional, Darwin, concebeu o mecanismo evolutivo que seria a essência de toda a sua teoria. A Seleção Natural.  Mas Darwin não foi o único a propor o mecanismo evolutivo, na verdade esta ideia tem o co-autor Alfred Russel Wallace, que poderia ser o alvo do ódio criacionista caso Darwin não tivesse entrado em cena. Wallace também fizera uma viagem ao redor do mundo, tendo estado inclusive na Amazônia, e lera os mesmos livros que Darwin. Ambos foram reconhecidos como autores da Teoria, porém o livro de Darwin, A Origem das Espécies, foi muito mais impactante, e ele acabou levando a maior parte da fama, assim como sofrendo a maior parte da repressão do pensamento criacionista dominante.
Wallace e vários outros estudiosos, incluindo Lyell, o botânico Joseph Hooker, o entomologista Henry Walter Bates, o naturalista Fritz Müller e o morfologista Thomas Henry Huxley, se tornaram grandes admiradores e colaboradores de Darwin e se uniram na disseminação de suas ideias. Este último inclusive ficou conhecido como o "buldogue de Darwin", por defender ardorosamente as ideias de seu amigo em debates aos quais, Darwin, de temperamento tímido e discreto, não era muito dado.
Portanto, a Teoria da Evolução pela Seleção Natural, apesar de ser chamada de Darwinismo, é o resultado de um processo lento de evolução científica através de vários autores, e mesmo que Darwin nunca tivesse existido cedo ou tarde ela surgiria no meio científico, mesmo porque a simples estruturação da Biologia torna inevitável a constatação do fenômeno evolutivo, que requer uma explicação.

Documento produzido a partir de pesquisa na internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário